A Reflexoterapia é uma técnica milenar que utiliza pontos reflexos localizados nos pés e nas mãos. Ao estimular esses pontos, dentro de um método estudado, são proporcionados bem estar e outros benefícios.
Muitas são as técnicas e práticas de assistência Integrativas (antes conhecidas como Terapias Alternativas ou Complementares). No Brasil, a VIRTHUS – FORMANDO PESSOAS PARA A EXCELÊNCIA pesquisa a Reflexoterapia Podal e Palmar há mais de 20 anos, sendo referência nesta área de conhecimento. Mas você sabe o que é Reflexoterapia? E a diferença entre Reflexologia e Reflexoterapia?
Reflexologia é a pesquisa, o estudo dos sinais reflexos no corpo ou em micro sistemas que espelham todo o organismo, como os pés, mãos, orelhas, etc. Em outras palavras: é o estudo que analisa as causas e origens dos sintomas do corpo físico e partes emocional e energética. Sabe aquela dor de cabeça que você sente e não passa há anos? E você se automedica sem procurar orientação médica? Ela pode ter dezenas de fatores causais, como fígado, olhos, coluna e muito mais! A avaliação permite mapear estas origens para que você saiba o que fazer daqui em diante.
Já a Reflexoterapia é a aplicação deste conhecimento e estudo, que possibilita através de pressões não invasivas em pontos mapeados nos pés e mãos, dentro de uma metodologia que acompanha a forma de funcionar do corpo, não só identificar as origens dos desequilíbrios como também estimular as funções dos sistemas fisiológicos, emocionais e energéticos para que funcionem melhor.
Existem vários estudos científicos que indicam a eficiência de seu uso em vários quadros, como estresse, insônia, ansiedade, dores, medos, fobias e até auxilia no tratamento de pessoas com câncer, aumentando a eficiência do Sistema Imunológico.
Como é feito o trabalho:
Um Reflexoterapeuta experiente mapeia como está funcionando seu corpo através dos sinais e sintomas de dores em pontos nos pés ou mãos. Estes pontos não podem doer. Quando doem indicam instabilidade que precisa de atenção. Após esta avaliação, são aplicados estímulos que vão percorrer canais nervosos e chegarão até o seu cérebro, que trabalhará a seu favor. E após algumas poucas sessões você já sentirá seu corpo e mente trabalhando melhor. E as dores nos pontos nos pés e mãos diminuirão de intensidade ou cessarão, indicando um funcionamento melhor daquela parte do corpo ou função.
O que precisamos entender é que sintomas na verdade são sinais, uma comunicação do corpo que precisa ser compreendida, para tomarmos as providencias necessárias para reequilibrar o corpo e a mente, antes de aparecerem doenças.
Por isso, sempre procure ajuda quando começar a sentir algum quadro de sintomas. Converse sempre com seu médico e experimente a Reflexoterapia.
Para saber mais assista ao vídeo do Reflexoterapeuta Eduardo A. Santos
Glauco assina mensalmente esta coluna. Os internautas podem sugerir temas pelo e-mail glauco@virthus.emp.br, ou mensagens na Fanpage do portal @PortalNoticiasInFoco e Twitter @N_InFoco.